terça-feira, 28, maio ,2024
NOTÍCIAS

Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo acontecem dia 10 de outubro

Na próxima semana, dia 10 de outubro, serão realizadas as Eleições 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, quando 3.989 arquitetos e urbanistas do Estado poderão eleger os conselheiros estaduais e federais.

Este ano o CAU utilizará, em todo o Brasil, a plataforma “VotaOnline”, um sistema de votação pela internet da Justiça Eleitoral. Para acessar o ambiente de votação, será necessário ter o cadastro no portal gov.br, do Governo Federal, que pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário. Saiba como se cadastrar.

Todos os profissionais com registro ativo no CAU podem votar. Confira o colégio eleitoral qualificado aqui. Em Mato Grosso do Sul, concorre chapa única, com dez conselheiros estaduais titulares e dez suplentes, mais um conselheiro federal e uma suplente, que representarão o MS no plenário do CAU Brasil.

O cálculo do número de conselheiros é proporcional à lista de arquitetos e urbanistas ativos, extraída do Sistema de Informação e Comunicação do CAU, seguindo a proporção definida pela Lei 12.378/2010, que regulamenta a profissão de Arquitetura e Urbanismo no país. Em nível nacional, serão eleitos 402 conselheiros titulares nos CAUs estaduais e 28 conselheiros do CAU/BR, para exercer o mandato 2024-2026.

Outra novidade destas eleições são as cotas de representatividade para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e profissionais com atuação no interior. Os conselheiros eleitos assumirão mandato de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2023, de forma honorífica.

O voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos e a ausência não justificada pode resultar em multa. Os votos serão computados de 00h às 23h59 do dia 10, no horário de Brasília. O regulamento eleitoral, a lista do colégio eleitoral e todas as informações pertinentes estão disponíveis no site https://eleicoes2023.caums.gov.br/.

VOTAÇÃO 100% ONLINE

Votação será por meio do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo. Digite no seu navegador votaarquiteto2023.com.br e entre com sua conta gov.br, utilizando o número do CPF e sua senha.

É a sua oportunidade para colaborar na valorização e na definição do futuro da Arquitetura e Urbanismo no nosso país.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O TUTORIAL DE COMO VOTAR NAS ELEIÇÕES DO CAU