segunda-feira, 22, abril ,2024
NOTÍCIAS

Arquitetos e urbanistas devem se cadastrar no gov.br para votar

No dia 10 de outubro de 2023, arquitetos (as) e urbanistas de todo o país vão escolher seus novos representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) para a gestão 2024-2026.

Em Mato Grosso do Sul, serão eleitos dez conselheiros estaduais titulares, dez conselheiros estaduais suplentes, mais um conselheiro federal e um respectivo suplente – que irão compor o plenário do CAU Brasil. Conheça as chapas registradas aqui.

Uma novidade será o uso do sistema “VotaOnline”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins para melhorar a segurança e transparência do processo. O uso do novo sistema será possível em razão de acordo de cooperação técnica com o TRE-TO com o CAU Brasil, e não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes.

O “VotaOnline” é um sistema de votação pela internet utilizado especificamente por entidades públicas organizadas e instituições de ensino. Por meio de tecnologias de ponta como blockchain, garante o armazenamento seguro e imutável de informações. Também permite a realização de auditorias independentes e a validação dos resultados eleitorais.

IMPORTANTE: Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do Governo Federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais. O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.

Para criar sua conta no gov.br, clique aqui.

Veja como fazer o cadastro:

*Com informações do CAU Brasil